CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I


(MUNDO EDUCAÇÃO - (IFBA)

 

Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista. ”

(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)

 

Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:

 

 


Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.


A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.


A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.


A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.


Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.

Leia a imagem.

 

                                             

Disponível.em:<http://eddiegomes.com.br/mkt_blog/wpcontent/uploads/ 2013/11/redes-sociais.jpg>. Acesso em: 19 set. 2015. 

 


No mundo do trabalho e nas relações profissionais.


No comportamento social e nas relações pessoais. 


Nos hábitos alimentares


Nas relações familiares.


Nos valores tradicionais.

(ENEM 2016)

 

A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da distribuição da renda: exemplificando mais uma vez: os revendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003.

 

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a)

 


Impacto da tecnologia  e as modificações na estrutura produtiva.


emergência da globalização e a expansão do setor secundário.


Crise bancária e o fortalecimento do capital industrial.


diminuição do tempo de trabalho e a necessidade de diploma superior.


inovação toyotista e a regularização do trabalho formal.

(QUESTÃO CONCURSO PÚBLICO - adaptada)

Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.

                                                

 

 


A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.


As TIC nas escolas são usadas de forma enriquecedora para a prática dos professores.

 


As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.


A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.


As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.

 

Leia com atenção a charge e o trecho abaixo:

 

                                                     

Trump havia esquentado o clima ao exigir a reintegração da Rússia no clube das maiores economias globais, do qual fora expulsa em 2014 após a anexação da península ucraniana da Crimeia. As sanções contra a Rússia, contudo, foram mantidas. O clima de tensão no encontro foi capturado por uma foto divulgada pelo governo alemão, no qual a líder alemã Angela Merkel aparece de pé, gesticulando na direção de Trump, o único que está sentado, de braço cruzados, com cara de quem não está satisfeito.

(BBC - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44437008 - acesso em agosto de 2018 )

 

Com base na análise da charge acima e do texto jornalístico, assinale a alternativa que contém a característica principal da política internacional estabelecida pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

 

 


Podemos afirmar que o presidente norte-americano prioriza, em suas relações políticas internacionais, o agrupamento econômico de vários países com a intenção de ampliar a atividade comercial do mercado global e diminuir as fronteiras fiscais entre eles.


Podemos afirmar que a política comercial de Trump tem como prioridade o agrupamento dos principais mercados internacionais com o objetivo de fortalecer o comércio internacional e diminuir as fronteiras alfandegárias. Um exemplo dessa política é o incentivo político dado pelo presidente ao Tratado Transpacífico.


Podemos afirmar que o presidente Donald Trump estabelece como prioridade em sua política internacional a segurança interna através do combate ao terrorismo e o fortalecimento de uma política comercial conhecida como “América First” em que rompe acordos diplomáticos internacionais a fim de favorecer o protagonismo comercial do mercado norte-americano. Um exemplo desta política é a assinatura do decreto que coloca fim ao Tratado Transpacífico em 2017.


Podemos afirmar que a política internacional estabelecida por Donald Trump é bastante valorizada pelos principais líderes mundiais. Como grandes aliados políticos, Trump estabelece uma relação diplomática íntima com países como Canadá, Alemanha e Japão fortalecendo acordos comerciais com o mercado europeu e asiático.


Podemos afirmar que a política internacional do presidente norte-americano Donald Trump estabelece critérios para o fim da segregação racial e econômica em suas diretrizes políticas, sociais e econômicas. Entre suas ações está a inclusão da cidadania estadunidense para mexicanos que residem e trabalham há mais de dez anos no país.

 

(CONCURSO PÚBLICO)

Cidadãos e governos estão cada vez mais conectados pelas tecnologias digitais. No Brasil, o cidadão envia sua declaração anual de renda pela Internet, acompanha on-line o orçamento do setor público e participa de eleições informatizadas.

 

A respeito dos riscos e desafios relacionados ao uso da tecnologia digital na governança, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A falta de igualdade no acesso aos computadores e à Internet representa uma “divisão digitaI" e limita a participação política de uma parcela da sociedade.

II. A circulação de notícias falsas na rede e a possibilidade de ataques cibernéticos afetam a credibilidade das informações e comprometem a governança digital.

III. O compartilhamento das informações entre as agências governamentais ameaça o direito à privacidade pessoal e compromete os limites entre espaço público e privado.

 

Está correto o que se afirma em

 


I e II, somente.


II e III, somente.


II, somente.


I e III, somente.


I, II e III.

(CONCURSO PÚBLICO - ADAPTADA)

 

Segundo Belloni, o objetivo da educação para as mídias (media education, éducation aux médias, educación em los medios) é “a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação”

(BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 12).

 

Assinale a opção que apresenta a noção de mídia-educação coerente com essa afirmativa de Belloni.

 

 


Mídia-educação é o uso das mídias como objeto de estudo em sala de aula, o que supõe a inclusão de conteúdos relativos às novas tecnologias de informação e comunicação como disciplina no currículo escolar.


Mídia-educação abrange estudar, aprender e ensinar a história, a criação, a utilização e a avaliação das mídias como artes práticas e técnicas, bem como discutir o lugar que ocupam na sociedade e o modo de percepção que elas engendram


Mídia-educação abrange a integração das TIC ao processo educacional como instrumento do processo ensino e aprendizagem com o objetivo de alfabetizar digitalmente o aluno para o uso do computador em situações educativas.


Mídia-educação tem o objetivo de tornar o aluno apto a utilizar as tecnologias de informação como forma de comunicação rápida, nas atividades escolares.


Mídia-educação é a instrumentalização dos alunos no ambiente escolar para que eles utilizem as mídias de forma artística e criativa com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da percepção humanística do mundo.

Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na Internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos no Orkut ou no Facebook? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na Internet. Só o Facebook já tem mais de 500 milhões de usuários, que, juntos, passam 700 bilhões de minutos por mês conectados ao site — que chegou a superar o Google em número de acessos diários. (...) e está transformando nossas relações: tornou muito mais fácil manter contato com os amigos e conhecer gente nova. Mas será que as amizades online não fazem com que as pessoas acabem se isolando e tenham menos amigos offline, “de verdade”? Essa tese, geralmente citada nos debates sobre o assunto, foi criada em 1995 pelo sociólogo americano Robert Putnam. E provavelmente está errada. Uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto constatou que a Internet faz você ter mais amigos — dentro e fora da rede. Durante a década passada, período de surgimento e ascensão dos sites de rede social, o número médio de amizades das pessoas cresceu. E os chamados heavy users, que passam mais tempo na Internet, foram os que ganharam mais amigos no mundo real — 38% mais. Já quem não usava a Internet ampliou suas amizades em apenas 4,6%. Como a Internet está mudando a amizade.

COSTA, Camilla; GARATTONI Bruno.  Como a internet está mudando as amizades. In: Superinteressante, n. 288, fev. / 2011 (com adaptações). Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/como-a-internet-esta-mudando-a-amizade/

 

No texto, o trecho entre parênteses foi suprimido. Assinale a opção que contém uma frase que completa coerentemente o período em que o trecho omitido estava inserido.

 


A Internet faz com que você “consiga desacelerar o processo, mas não salva as relações”, acredita o antropólogo Robin Dunbar.


A Internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade.


A Internet garante que as diferenças de caráter ou as dificuldades interpessoais sejam “obscurecidas” pelo anonimato e pela cumplicidade recíproca.


A Internet raramente cria amizades do zero — na maior parte dos casos, ela funciona como potencializadora de relações que já haviam se insinuado na vida real.


A Internet inova (e é uma enorme inovação, diga-se de passagem) quando torna realidade a “cauda longa”, que é a capacidade de elevar ao infinito as possibilidades de interação.

(ENADE) Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, um marco da civilização ocidental. Revolucionária, a obra chocou os mais conservadores, pela quantidade de corpos nus, possivelmente, resultado de seus secretos estudos de anatomia, uma vez que, no seu tempo, era necessária a autorização da Igreja para a dissecação de cadáveres.

 

Recentemente, perceberam-se algumas peças anatômicas camufladas entre as cenas que compõem o teto. Alguns pesquisadores conseguiram identificar uma grande quantidade de estruturas internas da anatomia humana, que teria sido a forma velada de como o artista “imortalizou a comunhão da arte com o conhecimento”.

 

Uma das cenas mais conhecidas é “A criação de Adão”. Para esses pesquisadores ela representaria o cérebro num corte sagital, como se pode observar nas figuras a seguir.

BARRETO, Gilson e OLIVEIRA, Marcelo G. de. A arte secreta de Michelangelo - Uma lição de anatomia na Capela Sistina. ARX.

 

Considerando essa hipótese, uma ampliação interpretativa dessa obra-prima de Michelangelo expressaria:

 


A esperança no futuro da humanidade, revelada pelo conhecimento da mente.


A separação entre o bem e o mal, apresentada em cada seção do cérebro.


A diversidade humana, representada pelo cérebro e pela medula.


A evolução do cérebro humano, apoiada na teoria darwinista.


O Criador dando a consciência ao ser humano, manifestada pela função do cérebro.

(QUESTÃO ENEM) 

 

No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

 

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

 


Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.


Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento das associações sindicais.


Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.


Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.


Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Páginas: 123456789